EXPOAGRO

            A primeira edição da Exposição Agropecuária de Governador Valadares - ExpoagroGV foi realizada pelo Sindicato Rural, em 1969, na fazenda do produtor rural Jother Peres, no bairro São Pedro. Na ocasião, o sindicato era presidido pelo Sr. Mário Moreira Murta. Após dois anos sem a realização do evento, a exposição voltou ao calendário festivo da cidade, em 1971. Esta iniciativa contou com o apoio e decisão do presidente da União Ruralista Rio Doce na época, José Tavares Pereira.  
            A festa foi tomando proporções e precisava ser realizada em outro local. Foi então, que surgiu na trajetória da ExpoagroGV, o Parque de Exposições, local onde hoje sedia o evento. A construção do parque foi pensada por “Zequinha Tavares”, na segunda edição do evento. Para que as obras acontecessem, o presidente da URRD solicitou um empréstimo ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG. A liberação do dinheiro obedecia a regras estabelecidas pela instituição financeira, como a burocracia era grande, José Tavares Pereira optou por pedir doações e, assim, o parque foi sendo construído. Várias são as pessoas que acreditaram no projeto do parque e doaram dinheiro para a construção do local. Os galpões que abrigam os animais durante a ExpoagroGV levam os nomes dos doadores, que se uniram para transformar em realidade o Parque de Exposições. As doações da época correspondiam ao valor de um alqueire de terra da região.
            Inicialmente, todos os bares do parque eram de palha. Posteriormente, Paulo Humberto Sobreira, proprietário de uma serraria, providenciou novos bares e arquibancadas em madeira. A pista central, onde atualmente são realizados os julgamentos dos animais, também foi feita com doações, não somente por parte de fazendeiros da região, como os produtores rurais de todo país, que vinham para a Exposição Agropecuária do Vale do Rio Doce.
 
EXPOAGRO GV
            A URRD realiza a ExpoagroGV desde a sua 2ª edição.  O evento tem se consolidado a cada ano e se tornou referência no segmento de feiras de agronegócio. Durante os dias de evento a mostra possibilita maior aproximação e interação entre a classe de produtores rurais para troca de informações e desenvolvimento do agrobusiness. Os números confirmam o sucesso da ExpoagroGV, em 2010 estiveram expostos no Parque 764 animais. O público pagante foi de 130 mil e o total de pessoas que visitaram a 41ª Exposição Agropecuária de Governador Valadares chegou a 180 mil.
            Em 2010, os leilões realizados durante a 41ª Expoagro movimentaram cerca de R$ 8.000.000,00 (Oito milhões de reais). Esses números, não contam as negociações entre os produtores, que venderam e compraram diretamente um do outro e os financiamentos realizados pelo Banco do Brasil e pela Sicoob Crediriodoce.
            Para este ano, na 42ª Expoagro GV, a diretoria da URRD espera receber mais de 200 mil visitantes, e uma soma de mais de 1.000 animais em exposição, sendo que a reestruturação do Parque de Exposições permite receber até 1.500 animais, entre eqüídeos, caprinos, bovinos. Os negócios devem superar os números de 2010.
 
Principais Objetivos da EXPOAGRO GV
 
·       Constatar, pela apresentação dos animais, os índices de desenvolvimento da pecuária, comparando-os entre si, a fim de avaliar o progresso ocorrido;
 
·       Proporcionar maior aproximação e interação entre os produtores rurais para troca de informações e desenvolvimento do agrobusiness;
 
·       Motivar o produtor rural, pelo espírito de competição, a aperfeiçoar a qualidade de seus produtos;
 
·       Orientar criadores, técnicos e estudantes de Escolas Superiores de Agricultura, Veterinária e Zootecnia, nas práticas de julgamento de animais e despertar a vocação para o agrobusiness;
 
·       Modernizar e ativar o interesse pela evolução do comércio e da indústria, com a exposição e demonstração de novidades em produtos e equipamentos;
 
·       Oferecer lazer e entretenimento.
 

 
 COTAÇÃO DO BOI